sexta-feira, 4 de maio de 2012

MAY THE 4TH BE WITH YOU

4 de maio, Star Wars Day.

Para muitas pessoas, só o dia no qual os nerds ficam postando sobre Star Wars em seus perfis de redes sociais. E convenhamos, é basicamente isso, mesmo! Mas a "Força" da religião Jedi continua firme e forte como nunca, mesmo a véspera de seu aniversário de 35 de lançamento.

Star Wars (Guerra na Estrelas na época) despertou dentro de cada menino a vontade de ser o herói, em cada menina a princesa que arregaça as mangas e vai para a frente da batalha, e, em todos nós, o medo da figura negra e enigmática de Darth Vader. Lembro me até hoje do pavor que tinha de dormir na casa de uma tia simplesmente porque ela tinha uma máscara do Vader em cima do guarda-roupas - medo esse que minha mãe soube usar sabiamente nos momentos que precisava que eu a obedecesse.

O mais bacana de Star Wars (principalmente para os fãs) é que George Lucas levou a saga para muito além dos filmes: livros, quadrinhos, games, séries de TV, existe um universo expandido da saga contando histórias paralelas ou preenchendo o vazio entre um filme e outro. Explorei pouco desse universo: me concentrei mais nos filmes, seriados, alguns gibis e um pouco dos jogos.

O que vale a pena ser conferido...

Star Wars - Shadow Of The Empire 
(projeto multimídia lançado em 1996).
SOMBRAS DO IMPÉRIO
Um ousado projeto multimídia de George Lucas lançado em 1996 que abordava livros, quadrinhos, videogames, brinquedos e até o lançamento de uma trilha sonora original. Contando uma história inédita, com novos personagens, entre os episódios V e VI, o maior objetivo foi esquentar os fãs (e o mercado) para o lançamento da trilogia original em VHS e para preparar território para o lançamento da nova trilogia. Não teve o sucesso esperado.


QUADRINHOS
É nas HQ's que a saga intergaláctica tem sua maior expensão. Basicamente temos uma infinidade de personagens, sistemas e espaço temporal: os primeiros relatos são de 26 mil anos BBY (Antes da Batalha da Estrela da Morte - do episódio IV) até 138 ABY (Após a Batalha de Yavin). Daí, dá para se ter uma ideia do porquê dos Jedis serem chamados de seguidores da "Antiga Religião". Um dos eventos mais marcantes da saga em quadrinhos é o casamento de Luke Skywalker - que na saga do cinema salva todo o universo mas fica chupando o dedo no final.
Nos quadrinhos, o universo Star Wars é expandido de
 forma gigantesca, narrando acontecimentos de até 
26.000 anos antes do primeiro filme lançado.

Clone Wars - série animada que narra os acontecimentos entre "O Ataque dos Clones" e "A Vingança dos Sith"
AS GUERRAS CLÔNICAS
As famosas Guerras Clônicas foram citadas pela primeira vez no filme de 77. Ficou apenas na imaginação dos fãs até George Lucas anunciar a nova trilogia. Yoda anuncia o início das Guerras Clônicas (que passou a ser chamada de Guerra dos Clones) no final do Episódio II mas, quando se inicia o Episódio III, a guerra já havia chegado ao final. Para não deixar a famosa batalha apenas no imaginário dos fãs mais uma vez, George Lucas lança Clone Wars, desenho animado que serve de ponte entre o segundo e o terceiro capítulos da saga. É aqui que vemos Asajj Ventress pela primeira vez, conceito de uma mulher Sith que fora abandonado nos cinemas.

THE FORCE UNLEASHED
 Jogo lançado para diversas plataformas (PlayStation 2 & 3, Nintendo Wii, PC, XBox 360, iPhone, Nintendo DS, PSP e aparelhos celulares equipados com Java) que narra os acontecimentos após o Episódio III, interessante por dois motivos: 1 - descobrir como o Império enfraqueceu as rebeliões até o início do Episódio IV; 2 - poder jogar com um aprendiz Sith e controlar o lado negro da força - que, cá entre nós, domina habilidades bem mais divertidas do que aquelas aplicadas pelos Jedis.
The Force Unleashed, jogo lançado em
 2008 que rendeu uma sequência.

Atualmente, a saga continua a todo vapor com a série de animação The Clone Wars que, assim como o desenho animado de 2003, narra o dia a dia das Guerras Clônicas por todos os cantos da galáxia. E assim como a Força se espalha em sua galáxia fictícia, George Lucas e sua Lucas Art alcançam seus fãs através de todas as mídias.

4 de maio. Um dia para falar sobre uma das melhores histórias de ficção científica já criadas.  Então comenta ai embaixo!

Que a força esteja com vocês!

5 comentários:

  1. Bem vindo de volta! :)
    May the 4th be with u 2! ;)

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem Mike, deu vontade de assistir as Guerras Clonicas e finalmente comprar o jogo The Force Unleashed, que esse Star Wars Day seja um dia para voltarmos esse sentimento que o filme traz.

    May the Force be with you...

    ResponderExcluir
  3. Very nice Coulter... eu sabia que existiam, mas você colocou de uma forma tão "didática" (oh! kkk), que dá até pra escolher qual pedaço da história eu vou desbravar 1º!! Btw... tia que tem máscara do Darth Vader? AWESOME!!

    ResponderExcluir