terça-feira, 26 de junho de 2012

PROMETHEUS & ARQUIVO X: O ÓLEO NEGRO

Você está na sala de cinema, em sua poltrona, com seu óculos 3D e a pipoca no colo. Os astronautas da nave Prometheus entram em uma enorme câmera, cheia de ogivas das quais um óleo negro começa a escorrer. Você já viu isso antes. Você sabe o que vai acontecer. Mas e o restante da sala, será que eles sabiam?

Quando os primeiros trailers de Prometheus, de Ridley Scott, começaram a surgir, os fãs do gênero entraram em alvoroço com todas as referências à saga de Alien. E se você é um fã da quadrilogia, conseguiu identificar esses elementos facilmente: desde a sequência de abertura na qual várias linhas verticais aparecem gradativamente e forma o título do filme, até a cena final onde se vê o "Adão" dos xenomorfos (o alienígena negro). Entretanto, já na primeira aparição dessa forma de vida alienígena no mais recente filme de Ridley Scott, fica claro que o filme também dialoga (e muito) com a mitologia do seriado Arquivo X. Vamos ver o porquê.

Episódio "O Mistério do Piper Maru",
de Arquivo X (topo) e "Prometheus"
ÓLEO NEGRO

Primeiro estágio na cadeia de evolução dos xenomorfos. Os astronautas da nave Prometheus encontram uma câmara fechada há muitos anos, repleta de objetos similares a ogivas. Ao adentrarem essa câmara, eles alteraram a composição de sua atmosfera e as ogivas começam a "transpirar" um óleo negro.

Em Arquivo X, o óleo negro é uma substância alienígena recorrente no arco de histórias principal  da série.  Fica claro que sua presença na Terra tem origem na pré-história quando uma criança acidentalmente cai em uma caverna fechada há milênios e depara-se com essa ameaça extraterrestre.



OS OLHOS

À esquerda, Alex Kryckek, infectado no episódio de Arquivo X,
e à direita, Charlie Holloway, de "Prometheus".
O primeiro sinal de infecção pelo óleo negro na série de Chris Carte é através dos olhos. É possível ver uma fina camada da substância passando pelo globo ocular. 

No filme de Ridley Scott, aqueles que entram em contato com a substância inicialmente também apresentam sinais do líquido nos olhos.


Cena do episódio "The Beginning", da sexta temporada
de "Arquivo X"
INCUBAÇÃO

Prometheus mostra e evolução dessa substância negra. Inicialmente como um líquido mas posteriormente na forma de uma criatura que utilizará o corpo humano como hospedeiro para gerar uma versão mais evoluída. Durante o filme, a criatura gerada no corpo humano vai evoluindo até a versão muito similar ao alien que conhecemos. Mas o processo é sempre o mesmo: "inseminação" oral e a adorável criatura explodindo o peito/barriga de sua "mãe" humana.

Na série dos anos 90, o óleo negro foi apresentado somente nessa forma líquida por três anos: a substância alienígena que pulava de corpo em corpo buscando sua nave. No entanto, quando o primeiro longa metragem da série foi lançado, o óleo passou a gerar, também, uma criatura dentro da pessoa infectada que simplesmente forçava uma saída pelo abdômen da vítima.

ORIGENS
Em ambas as obras, o óleo negro tem como objetivo chegar à Terra para a exterminação da raça humana.

"Prometheus" está em cartaz nos cinemas. A coleção em DVD de "Arquivo X" é encontrada em todos os maiores sites de vendas online. 

6 comentários:

  1. Acredito que Arquivo X trouxe muito de Alien para a série,em especial a "incubadora". Não o contrario. O discurso promovido desde o primeiro tornou-se referência ao mundo sci-fi, seja qual for a mídia: tv, games, cinema...Os olhos sinalizam a saúde, infecções, qualquer tipo de manisfestações infecciosas. As linhas na abertura de Prometheus, representam um DNA, não?
    Luiz Dalle

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assistí Prometheus, mas acho que vou curtir hein? rs...

    Lendo seu post, me deu uma saudade de AX!

    Curtí seu blog, vou favoritar aqui p/ te visitar sempre!

    =*

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mike, tb me lembrei, e muito, das semelhanças de "X-Files" com "Prometheus"! Particularmente, estava ansioso por este filme, e gostei demais!!
    Outra coisa que me chamou a atenção na época do trailer,e que me deixou com mais vontade de ver o filme foi o nome Damon Lindelof como roteirista,ele colocou este filme bem no estilo "Lost": resolve um enigma e cria outros dez!Tanto que é quase certeza a continuação do filme, o próprio Ridley Scott já disse!
    Para nós, fãs deste gênero, é diversão garantida, e muitos mistérios para ficar quebrando a cabeça!

    ResponderExcluir
  4. Eu também não assisti Prometheus ainda (talvez vá no próximo fds), mas gostei muito desta comparação, e da dedução lógica que vais seguindo ao longo do texto! Talvez o Ridley Scott se tenha inspirado em The X-Files... ou será uma conspiração maior para ir preparando o Mundo aos poucos? auhauhauhauhauhauha

    ResponderExcluir
  5. A primeira vez que entrei no seu blog e vi Cena do episódio "The Beginning", da sexta temporada de "Arquivo X"... Vc acredita que tive pesadelo .... kkk.... Mais sem comentários ... curto tudo isso.... Mais sempre estou te visitando ... bj...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arquivo X é ótimo! Assisti a todos os episódios e muitos deles mais que uma vez! Muito obrigado pela visita, Márcia! Volte sempre! Um Beijos!

      Excluir