sexta-feira, 8 de junho de 2012

TEMPO É DINHEIRO, SIM!

Despercebido nos cinemas, "O Preço do Amanhã" (In Time) é uma boa opção de ficção científica para se ver em casa.

Em um futuro próximo, no qual os cientistas conseguiram destruir o gene do envelhecimento, o tempo realmente é dinheiro. As pessoas param de envelhecer aos 25 anos, porém, só têm mais um ano de vida - ano esse contado em um relógio digital no antebraço de cada ser humano. E é esse o tempo usado como moeda corrente. Um café? 2 horas. Uma passagem de ônibus? Mais duas horas. Aqueles que forem ricos podem esbanjar 8 semanas em apenas uma refeição. Mas os mais pobres devem trabalhar o dia todo somente para garantir mais 24 horas de vida.

Escrito e dirigido por Andrew Niccol (de "O Show de Truman", "O Senhor das Armas" e do excelente "Gattaca - Experiência Genética"),  "O Preço do Amanhã" começou a despertar meu interesse ainda em sua pré-produção mas somente após seu lançamento em DVD é que pude conferir a produção.

Will Sallas (Justin Timberlake) ganha mais de um século de horas de vida após salvar Henry Hamilton, um milionário da Zona de Tempo número 4 - uma das mais ricas do planeta, das mãos da Máfia do Tempo. No entanto, com o suicídio de Hamilton, Sallas passa a ser perseguido pelos Guardiões do Tempo, a polícia responsável por que cada habitante da periferia não tenha muito tempo de vida - controlando assim o crescimento populacional numa sociedade imortal. Will Sallas passa então a combater um sistema corrupto e injusto onde o poder (nesse caso, as horas) se concentra nas mãos de poucos enquanto milhares morrem diariamente pelas zonas mais pobres.

O roteiro, que poderia enveredar por caminhos e discussões sociais mais profundas, mantem-se leve sabendo dosar drama e ação e, embora o personagem principal não seja desenvolvimento por completo, o filme cumpre com seu papel de ficção-científica séria, porém descompromissada.

Para aqueles que sentem falta de uma distopia, vale a pena conferir.




3 comentários:

  1. Seems quite interesting! Vou ver sim! Obg pela dica!

    Karina.
    tangerinadescascada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Filme absolutamente bom. vale a pena, super recomendo!


    Parabéns pelo teu blog e pela postagem! =D

    ResponderExcluir