segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NOVE SÉRIE: REVOLUTION

Nova série de J. J. Abrams estreia e a dúvida surge: novo Lost ou novo fiasco?



J. J. Abrams sofre da mesma síndrome que Chris Carter: entrou para o triste grupo dos criadores de seriados que, após um excelente trabalho, não conseguem emplacar um segundo sucesso. Claro, que no caso do sr. Abrams, a coisa não foi assim tão repentina. Sua primeira série foi "Felicity" (1998 - 2002): drama adolescente sobre jovem que após finalizar o colegial baseia em seus hormônios sua decisão sobre qual faculdade frequentar - ela escolhe a mesma universidade para a qual seu interesse vai. A série fez sucesso e abriu caminho para "Alias" (série de ação, cheia de reviravoltas e que, devido ao sucesso, contou com presenças ilustres como a de Tarantino, que escreveu e atuou em dois episódios). "Alias" (2001 - 2006) durou cinco anos, e quando estava começando a cambalear (por volta da quarta temporada), J. J. engatou "Lost" (2004 - 2010). Sucesso absoluto que durou 6 temporadas, gerando polêmicas por tantos mistérios e poucas respostas (ele não aprendeu com o erro de Chris Carter). 

Após o término de "Lost", sua carreira televisiva entrou em declínio: "Fringe" (2008 - 2013), sobre uma divisão especial do governo que investiga casos ligados à ciência de borda, está em seu quinto e derradeiro ano e oscila entre renovação e cancelamento desde a segunda temporada. "Alcatraz", thriller policial sobre o desaparecimento de todos os presos da famosa prisão e seu retorno, décadas mais tarde com a mesma aparência, não sobreviveu a uma temporada completa. "Undercovers" (2011) trazia um casal aposentado da CIA que decide voltar à ativa por sentir falta da adrenalina; cancelado sem ao menos terminar sua primeira temporada. A única série pós-Lost que rendeu bons frutos foi "Person of interest": sobre um milionário que desenvolve um software capaz de prever a identidade de pessoas relacionadas a crimes hediondos sem, no entanto, revelar se a pessoa será vítima, agressor ou testemunha. Cabe aos personagens principais descobrir e impedir o crime. Série redondinha, mas sem o apelo nerd de "Lost".

"Revolution" é mais uma tentativa do produtor/diretor/roteirista de alcançar o mesmo status que teve seu maior fenômeno. O piloto nos relembra sobre como dependemos da eletricidade para tudo: comunicação, transporte, hobbies etc. Em uma noite, aparentemente sem motivo algum, perdemos a energia elétrica. Não só ficamos sem luz, mas nada mais que gera energia funciona: carros, aviões, pilhas... Repentinamente as luzes se apagam, os carros param, os aviões caem. Corte para 15 anos mais tarde, numa sociedade sem governo, controlada por milícias, onde as pessoas fugiram dos centros populosos e se reclusaram em pequenas vilas e cidadezinhas. Você não tem como se comunicar com seus familiares e amigos pois não há telefones, celulares, computadores. Todas as memórias de sua vida, que você tão cuidadosamente deixou em um CD, pen drive ou mesmo no Iphone, não são mais acessíveis. Isso sem mencionar as implicações nas áreas da saúde, alimentação, economia e por aí vai.

Os mistérios da série giram em torno do motivo do apagão ter ocorrido, do pen drive que Miles Matheson (o pai da personagem principal) conseguiu salvar com dados importantes segundos antes do apagão e da misteriosa personagem que possui eletricidade em sua casa e que se comunica com outra pessoa pelo computador.

Alguns fatores limitam um pouco o seriado, como o fato da personagem principal ser muito jovem e imatura para ter apelo aos adultos e a questão da produção investir em um romance "proibido" entre ela e um jovem soldado da milícia. Por outro lado, a premissa é interessante e os dois primeiros episódios mostraram um cuidado especial da produção.

Agora só uma observação: enquanto fazia esse post, a energia caiu umas cinco vezes. Será? :)

2 comentários:

  1. energia caiu 5x?? rsrs

    Pra mim JJAbramns nunca foi bom... mas sim, deu muita sorte.. e não soube aproveitar..

    Lost era bom pcausa do mistério.. que ele fez questão de resolver (em parte) da pior maneira possível... percebe-se ao longo da série equívocos no roteiro que nem a minha sobrinha de 9 anos é capaz de cometer.. Assisti até o final, admito, masssss... pera lá... se parar pra analisar... pô... pera lá!! Pra que colocar tanto lixo (nas primeiras temporadas.. e um pouco nas demais) que emperrava o roteiro da história em geral?

    As últimas temporadas de Lost mais se preocupavam em desatar os nós do que progredir com a trama..

    Outra coisa.. Ele ter mudado a história do filme Star Trek pra mim acabou com tudo! Quem ele pensa que é? Buraco negro pra separar Spock do Kirk? kkk Não sou fã de Star Trek.. mas imagino alguém fazendo um rmk de LoTR daqui a 20 anos e separando o Frodo do Gandalf.. no mínimo eu ia querer matar esse cara..

    Não assisti Revolution.. mas vou. Somente pela característica Sci-fi/pop/Moderna que todas as produções da Bad Robot tem.. Mas as expectativas são baixas, talvez pra diminuir a frustração.

    Obs: a única coisa que JJAbrams fez e eu sou fã de carteirinha (100%)é Cloverfield... filme/documentado tipo bruxa de blair.. que não deixa nada a desejar... a não ser uma continuação

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gutão, valeu pelo comentário!

      Pensando bem, tenho que concordar com você que o cara deu sorte com Lost e essa sua vontade de repetir o sucesso que acaba estragando o que ele faz depois. Você não chegou a assistir Alias, né? Começou muito bom, ele não tinha a pressa de colocar mistérios na trama e as coisas fluíam calmamente mas igualmente interessantes. Lost eu achei muito bom desde o começo e, apesar dos tropeços, acho que fui o único que curtiu o final. Mas acho que isso tem a ver com as convicções religiosas de cada um. :)

      Agora o problema de seus seriados subsequentes é que ele vai colocando um monte de mistérios e perguntas logo de cara e acaba ficando tudo muito bobo.

      Porém, vamos torcer, né? Quem tem a ganhar com um ótimo seriado somos nós! :D

      Excluir