domingo, 13 de maio de 2012

AS 10 MÃES MAIS INFLUENTES DA HISTÓRIA... NERD.

Ser mãe é padecer no paraíso. É o melhor presente de uma mulher. Não existe sensação que se iguale ao sentimento de ser mãe. É, os homens jamais saberão disso. No entanto, o cinema, literatura, quadrinhos e todo o mundo pop nerd está repleto de exemplos de como uma mãe se entrega pelo filho!

Nesse dia das mães, vamos relembrar as 10 mães mais influentes do mundo nerd!



Shmi Skywalker & Padmé Amidala

As mães do universo de Star Wars.

Shmi tem um passado desconhecido e quando a vemos pela primeira vez, ela é uma escrava no desolado planeta Tatooine. Mãe de Anakin Skywalker, o futuro vilão Darth Vader e posteriormente o salvador da galáxia, ela é raptada quando seu filho é levado para iniciar seu treinamento Jedi e morre exatamente quando ele volta para resgatá-la. Sua morte faz com que Anakin dê seu primeiro passo em direção ao Lado Negro da Força.

Padmé Amidala é a jovem governante do planeta Naboo que luta contra os Separatistas. Conhece Anakin quando ele ainda tem dez anos, apaixona-se por ele alguns anos mais tarde, vivem um romance proibido e casam-se em segredo. É o medo de perdê-la que leva Anakin a se aprofundar nos ensinamentos do Lado Negro da Força, tornando-se finalmente Darth Vader. Abalada pelo ocorrido, Amidala passa mal e sua gravidez precisa ser interrompida: as crianças são retiradas e ela sucumbe na mesa de operação.

Shmi partiu e nos deixou Anakin Skywalker. Sua morte plantou a semente do Lado Negro no coração do jovem padawan. O medo de perder Amidala fez com que o Jedi completasse seu caminho para se tornar um Sith, mas a ex-rainha nos deixou os gêmeos que seriam a chave fundamental para salvar o universo.

Aparições: No cinema, em Star Wars, Episódios 1 e 2 (Shmi e Amidala) e em Episódio 3, nas séries de animação The Clones Wars e Clone Wars e nas histórias em quadrinhos (Amidala).

Lilian Potter 

Filha de Trouxas e estudante de magia em Hogwarts, casa-se com Tiago Potter após saírem da escola de magia. Seguidora de Dumbledore, luta incessantemente contra as investidas de Voldemort mas é traída por um amigo. Assassinada na frente de seu filho Harry Potter, ainda um bebê, é o seu amor ao se sacrificar para salvar o filho que faz toda a diferença no futuro e no destino do jovem bruxo. 

  Aparições: Lilian já está morta quando as aventuras do jovem bruxo começam, mas aparece em flashbacks ou através de magia  durante a série de livros e nas adaptações para o cinema.

Sarah Connor

Como se já não bastasse as preocupações e o instinto protetor de uma mãe normal, Sarah Connor recebe a visita de um androide do futuro que a adverte: ela deve proteger seu filho a todo custo porque ele é a chave para a salvação da humanidade em um futuro apocalíptico onde humanos enfrentarão máquinas numa batalha mortal.

Aparições: O Exterminador do Futuro, O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, (ambos no cinema) e The Sarah Connor Chronicles (série de TV)

Lady Jessica

Personagem da maior obra da literatura de ficção científica de todos os tempos - Duna - , Lady Jessica é seguidora da força religiosa, cultural e social conhecida como Bene Gesserit. Nascida de pais desconhecidos como rege as tradições Bene Gesserit, ela é criada para ser a concubina do poderoso Duke Leto Astreides e dá luz a Paul.

Quando a disputa pelo poder começa no árido planeta Arrakis, Jessica vê em seu filho o Lisan al'Gaib, o messias que salvará os povos injustiçados e trará paz a esse ambiente de disputas políticas.

Aparições: em vários livros da obra literária Duna (de Frank Herbert), no filme inspirado na obra de 1984 e nas minisséries de 2000 e 2004.



Sharon Valerii

Quando se pensa em cylon, logo vem à mente a imagem da Número Seis, a sexy loira que tornou-se a imagem que melhor representa a série Battlestar Galactica. Porém, quando se descobre que existem cylons infiltrados na humanidade que sequer sabem que são robôs humanóides, é Sharon - também conhecida como Boomer ou Número 8 - que desempenha o papel mais importante da trama: descobre ser um "andróide", apaixona-se e casa com um humano, e acaba engravidando. Seu bebê passa a ser o ponto central da guerra humanos contra cylons e é Boomer quem está sempre tentando proteger ou resgatar a filha.

Aparições: Na refilmagem de 2004 do clássico Battlestar Galactica e, consequentemente, nos longas especiais criados para a TV.


Cersei Lannister & Catelyn Stark

As duas mães mais notáveis das Crônicas de Gelo e Fogo, cada uma em um extremo das guerras que desolam Westeros. Cersei Lannister, a bela e ambiciosa loira que está disposta a manter a pureza de seu sangue (a ponto de seus filhos serem todos frutos de incesto) e que faz tudo para proteger sua prole (inclusive matar o próprio marido e qualquer um que colocar sua família - e seu poder - em risco). Mostrada várias vezes como uma mulher dura e cruel, seu lado mais fraco só é visto quando seus filhos estão em perigo.

Catelyn Stark representa o oposto disso tudo: apesar de também estar disposta a tudo para proteger a família, não chega a extremos como assassinatos, mas envolve-se fisicamente com guerras e batalhas.

Aparições: em toda a obra da literatura fantástica "As Crônicas de Gelo e Fogo" e também no seriado "A Guerra dos Tronos",  baseado nos livros e produzido pela HBO.





Dana Scully

A agente especial Dana Scully passou poucas e boas ao investigar os misteriosos casos da divisão secreta do FBI, os Arquivos X. Porém, sua vida começou a mudar com sua abdução: seus óvulos são retirados, ela descobre que não poderá mais ter filhos e também que testes são feitos com esses óvulos retirados. Finalmente, cinco anos após sua abdução, ela surpreende-se com uma inesperada gravidez. Os fãs vão ao delírio (principalmente os chamados excers shippers - aqueles que torciam por um relacionamento entre os protagonistas), seus inimigos passam a persegui-la e ela percebe que, enquanto tiver ao seu lado, ele jamais estará seguro.

Aparições: nas nove temporadas do seriado Arquivo X e nos dois longa metragens, quadrinhos, livros e jogos baseados na série


Hospedeiros dos filhotes de xenomorfos

Não foram necessariamente "mães" das adoráveis criaturas, mas merecem ser lembrados pelo papel importante empenhado, nunca voluntariamente, para que essa raça não entrasse em extinção.

Aparições: em todos os filmes da saga Alien, assim como em livros, jogos e histórias em quadrinhos baseadas nos filmes.


Comente! Quais outras mães do universo fantástico ou de ficção deveriam aparecer por aqui?

Um comentário: