domingo, 6 de maio de 2012

HOW YOU DOIN'?

Há exatamente 8 anos, ia ao ar o último episódio de FRIENDS.

Joey, Ross, Chandler, Monica, Phoebe e Rachel,
os amigos inseparáveis de FRIENDS.
Quando  David Crane e Marta Kauffman se reuniram para escrever a história de seis amigos em Manhattan, eles não imaginavam o sucesso que estavam criando. Inicialmente com o título de Insomnia Cafe, mudando posteriormente para Friends Like Us e finalmente recebendo o título de Friends, a sitcom americana foi ao ar pela NBC em 22 de setembro de 1994 e instantaneamente conquistou as graças do público. A trama era comum: a vida de seis amigos que passavam muito tempo juntos, ora no café Central Perk, ora em seus apartamentos. 

Mas o que fez de Friends uma sitcom de tanto sucesso? Afinal, a fórmula não era inusitada, os personagens eram estereotipados e o fato de não possuir um personagem principal poderia fazer com  que o público sentisse dificuldade em seguir uma trama. A verdade é que foi a simplicidade de Friends e as situações corriqueiras que fizeram com que o público, em especial os jovens, se identificassem muito com o seriado.

Outro ponto positivo em Friends é que você não consegue ter um personagem favorito. É claro que podemos ter uma certa inclinação para um ou para outro, mas a realidade é que, assim como nosso amigos, cada personagem tem suas características únicas que fazem com que cada um seja querido de uma certa maneira.

Friends foi um seriado que também inovou no mercado de DVD's. Junto à The Simpsons e The X Files, foi pioneiro ao ter suas temporadas completas lançadas em boxes de DVD's quando esse segmento do mercado ainda estava sendo explorado.

Após 10 temporadas de sucesso, o seriado chegou ao final apenas pela dificuldade que era conseguir manter os seis protagonistas na série. Em 06 de maio de 2004, o último episódio de Friends foi ao ar com uma audiência de 52.5 milhões de telespectadores, o que fez com que o season finale ficasse em 4º lugar entre os finais de seriados mais vistos de todos os tempos (o primeiro lugar é do episódio final de M*A*S*H, com 105.9 milhões de telespectadores).

A série ainda originou um spin-off, Joey - que durou apenas duas temporadas (provando que o que fazia o seriado funcionar era a química entre os personagens) -  e, apesar dos constantes rumores sobre um possível longa metragem, o seriado continua apenas nas reprises nos canais a cabo e nas coleções de DVD disponíveis à venda.

E você, qual é o seu momento favorito de Friends?


2 comentários:

  1. Bom, se não me falha a conta, o último episódio de FRIENDS foi ao ar há 8 anos atrás. Por mais que eu gostasse de todos os personagens, sempre gostei mais do Joey, seu carisma e sua "inocência" fazem dele um personagem diferente. Não sei exatamente qual foi meu momento preferido no seriado, mas lembro que a cena da soneca entre o Ross e o Joey foi hilária kkkkkkk. Quanto ao spin-off, não consigo imaginar o porque de não ter dado certo, pois era uma ótima "continuação". Abraços, Maka.

    Ah, ótimo blog btw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita, Maka! E por me atentar ao erro de contas também. Friends realmente acabou há 8 anos. Já arrumei! Abraço e volte sempre!

      Excluir